Uma das características mais importantes da Coleção Girolhar é o trabalho com a valorização das marcas e da cultura da infância, lembrando que as crianças são produtoras de cultura e não apenas consumidoras ou receptoras passivas. Quando acreditamos no protagonismo da criança, na sua potência e capacidade, sabemos também da importância de ampliarmos as suas experiências de exploração e descoberta. O nome Girolhar tem origem lúdica, aglutinação das palavras giro e olhar, uma brincadeira com conceitos, linguagem e cultura da infância.
O GIRO traduz o movimento, que é uma linguagem típica das crianças, remetendo também aos rodopios presentes em tantas brincadeiras e brinquedos infantis.
O OLHAR trás à Coleção a importância do ver e do ser visto, de dar visibilidade às infâncias, à criança como sujeito de direitos, protagonista, potente e capaz.
Base Nacional Comum Curricular
Para a organização curricular da Coleção Girolhar, consideramos as propostas e recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
Eixos Norteadores
Os eixos norteadores do currículo são as interações e as brincadeiras, que asseguram experiências que promovem o autodescobrimento, experiências pessoais e sociais significativas, situações de aprendizagem mediadas para o desenvolvimento da autonomia, vivências e éticas.
O que a Coleção Girolhar - Etapas 3, 4 e 5 entrega:
Alunos:
-
2 livros didáticos (semestral)
-
2 blocos de material de apoio (semestral)
-
2 livros de literatura impresso
-
Sacola Girovai Girovem
-
Kit para espiar (lupa/óculos 3D)
Professores:
-
2 blocos impressos com material de apoio
-
Livro do Professor
-
Menu Lúdico (on-line)
Famílias:
-
Pasta da Família
-
Fichas da Família, com 10 temas para reflexão e aprofundamento
Escolas:
-
Suporte de Marketing
-
Capacitação por componentes, projetos e temáticas