PROJETO DE ROBÓTICA
Educação Infantil
Na Coleção Girolhar, para as etapas 3, 4 e 5 anos, o recurso utilizado para a introdução da lógica de programação básica é o projeto Cubetto. O Cubetto é indicado para crianças a partir de 3 anos, por ser muito intuitivo e trabalhar com a abordagem montessoriana de controle do erro. Os benefícios do trabalho com o Cubetto são enormes, mas ressalta-se, além do trabalho com os conceitos de programação, o desenvolvimento de conceitos de lógica, noção de espaço (em cima/embaixo; em frente/atrás; lados; dentro/fora), noção de distância (longe/perto; curto/comprido), lateralidade, cores, formas e sequência.
Desenvolvimento e Aprendizagem
O Cubetto propicia aprendizado em áreas fundamentais do desenvolvimento
que vão além da programação.
Comunicação
As crianças praticam a escuta por meio de uma gama de histórias e narrativas relacionadas ao Cubetto, antecipando eventos fundamentais de maneira precisa e respondendo com comentários, questões ou ações relevantes. Elas também desenvolvem suas próprias narrativas e explicações.
Atividade Física
As crianças dominam o controle e a coordenação em pequenos e grandes movimentos ao redor do conjunto. Elas negociam o posicionamento de obstáculos ao redor do mapa do mundo e colocam os blocos em nossa interface tangível.
Habilidades Socioemocionais
As crianças tornam-se confiantes ao se aventurarem em atividades novas e sem limitações que eliminam os resultados “errados”, encorajando o trabalho em equipe. A natureza aberta dos mapas permite que elas escolham os recursos de que necessitam para as brincadeiras.
Matemática
As crianças adicionam e subtraem blocos de uma sequência. Elas resolvem situações-problema, incluindo duplicação, redução pela metade e divisão, para levar o Cubetto de um ponto A a um ponto B. Além disso, discutem tamanho, identificam formatos e padrões, distância, posição e tempo para chegar às soluções.
Raciocínio Lógico
Os blocos permitem que as crianças criem e depurem programas simples com as próprias mãos. Elas empregam a tecnologia intencionalmente para criar, organizar, armazenar, manipular e reter sequências significativas.
O projeto Cubetto é formado por três itens, que lembram muito os brinquedos infantis tradicionais:
Robô de madeira
O simpático robozinho Cubetto, que realiza os comandos.
Tabuleiro
Interface de programação que envia os comandos ao robô,
Bloquinhos coloridos
Peças que formam os códigos que farão o Cubetto se mover.