top of page

Dia Mundial do Professor


© Unicef/Juan Haro


Hoje celebramos o Dia Mundial do Professor! Este dia promove a conscientização sobre a importância do professor na sociedade, esse profissional que dedica a vida a ensinar crianças, jovens e adultos.

O dia 5 de outubro foi instituído pela UNESCO, em 1994, com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população. Todos os anos é divulgada uma mensagem especial para este dia pelos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International.

Em 2023, essas organizações internacionais destacam os desafios enfrentados pelos docentes, como longas jornadas de trabalho, níveis de estresse elevados e baixos salários. Eles enfatizam a importância do ensino e pedem melhorias nos salários e nas condições de trabalho dos professores.

Regiões como a África Subsaariana e o sul da Ásia enfrentam uma necessidade significativa de novos professores devido à superlotação nas salas de aula e à falta de pessoal. A taxa de professores que abandonam a profissão aumentou, principalmente devido às más condições de trabalho, altos níveis de estresse e baixos salários. A Unesco enfatiza a importância de motivar os jovens a seguir carreira no ensino, investir na formação inicial de professores e promover programas de desenvolvimento profissional contínuo.

A Editora Edebê reconhece e valoriza o papel dos educadores, por isso, queremos expressar nossa profunda gratidão a todos os profissionais que moldam o presente e o futuro. Agradecemos por seu trabalho incansável, dedicação e paixão pela educação.


Clique aqui e acesse a mensagem divulgada pelas organizações internacionais na íntegra.


16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page