




Ampliando o Olhar: onde a ludicidade encontra a aprendizagem, transformando
cada descoberta em um passo rumo ao futuro!
Descubra os Cadernos Ampliando o Olhar: Uma Ferramenta Essencial para Educadores!
Estamos animados em apresentar os Cadernos Ampliando o Olhar, criados para complementar a Coleção Girolhar. Esses materiais didáticos inovadores foram desenvolvidos para consolidar as etapas de aprendizagem da Educação Infantil, promovendo confiança e flexibilidade nas crianças ao mesmo tempo em que respeitam e valorizam o universo infantil, a ludicidade, as descobertas, a convivência e a autonomia.








Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao currículo da Rede Salesiana Brasil e à Coleção Girolhar, esses materiais são projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas Etapas 2, 3, 4 e 5 da Educação Infantil. As atividades propostas nesses cadernos são cuidadosamente planejadas para sistematizar as aprendizagens, oferecendo um suporte adicional que contribui para a construção do conhecimento de forma integral e contextualizada.
BNCC






O caderno organiza atividades que promovem a comunicação verbal, como conversas, narrações de histórias e dramatizações, permitindo que as crianças desenvolvam um vocabulário rico e uma compreensão mais profunda da estrutura da linguagem. Essas práticas ajudam os pequenos a reconhecer e utilizar sons, palavras e frases, facilitando o processo de decodificação e compreensão de textos escritos. Além disso, fundamenta-se na recomendação da BNCC, que orienta que o letramento linguístico deve envolver a exploração de diferentes tipos de textos e formas de comunicação, como letras, códigos, símbolos e imagens. Isso auxilia as crianças a entenderem como a linguagem escrita representa a linguagem falada, reforçando a correspondência entre sons e letras, e preparando-as para uma participação significativa e bem-sucedida no mundo letrado.
Outro recurso amplamente explorado é o processo de apropriação da literatura como uma forma vital de linguagem na Educação Infantil. Através das histórias apresentadas nos livros, as crianças expandem sua consciência linguística e exploram novos modos de ser e de pensar.
Nas etapas finais da Educação Infantil, o caderno engaja as crianças em atividades que incentivam a produção de textos e a interpretação de histórias, desenvolvendo nelas confiança e habilidades práticas fundamentais. A interação ativa com textos e a criação de significados pessoais permitem que as crianças se tornem leitoras e escritoras mais seguras e criativas.




O caderno apoia as crianças a reconhecerem e compreenderem o papel da Matemática no cotidiano, utilizando-a para atender às necessidades pessoais e sociais e promover o desenvolvimento integral, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.
Na Educação Infantil, os jogos matemáticos são ferramentas valiosas para o letramento matemático, proporcionando experiências práticas e significativas que vão além da memorização. Esses jogos facilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da argumentação, da comunicação e da resolução de problemas de maneira lúdica e envolvente. Além disso, eles ajudam a fortalecer habilidades como a modelagem de problemas, o uso de linguagens simbólicas e a representação de ideias matemáticas, por meio da convivência coletiva, contribuindo para o desenvolvimento das crianças como cidadãos participativos e pensantes.
O que a Ampliando Olhar entrega:
Alunos:
-
01 Caderno Ampliando o Olhar - Oralidade e Letramento Linguístico.
-
01 Caderno Ampliando o Olhar - Jogos e Letramento Matemático.
-
Livros consumíveis com atividades suplementares para ampliação e sistematização dos temas explorados na Coleção Girolhar.
-








Professores:
-
01 Caderno Ampliando o Olhar - Oralidade e Letramento Linguístico com Orientação Pedagógica.
-
01 Caderno Ampliando o Olhar - Jogos e Letramento Matemático com Orientação Pedagógica.
Os cadernos dos professores incluem atividades para ampliação e sistematização dos temas explorados na Coleção Girolhar e oferecem ricas sugestões pedagógicas, como:
-
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
-
Expectativas de aprendizagem.
-
Indicações de preparação para trabalhar as atividades.
-
Pauta de observação.
-
Proposta de inclusão.







