O encontro, realizado em formato 100% virtual no dia 30 de abril, teve entre os objetivos promover o diálogo entre as diferentes instituições e socializar as experiências realizadas, fortalecendo a identidade salesiana no Brasil, além de refletir sobre o papel das instituições de comunicação da Congregação Salesiana num contexto de Infodemia. 

Sob o comando da diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), irmã Márcia Koffermann, estiveram presentes os representantes das rádios educativas e comunitárias, rádios web, museus, memorial, editora, gráfica e demais instituições de comunicação que compõem a Rede Salesiana Brasil (RSB). A Supervisora de Comunicação, Deyse Castro Alves, representou a Edebê.

Após a oração inicial e a palavra de abertura do encontro com a irmã Márcia, houve uma breve apresentação de cada um dos participantes. Em seguida, os integrantes da equipe de comunicação da RSB, Janaína Lima e Thiago Silva, fizeram uma contextualização das ações e a apresentação do posicionamento da RSB nas mídias sociais para o ano de 2021. Houve ainda um chamado de parceria das instituições entre si e de todas com a RSB, reforçando a compreensão do “crescer em rede” para o bem de todos, especialmente da juventude, destinatária final de todas as ações salesianas.

Posteriormente, foi reservado um momento a cada uma das instituições presentes para se apresentarem, contarem um pouco das suas ações e como estão sendo os desafios da pandemia. Ao final, foi apresentada a repaginação da Campanha Institucional e suas aplicações, sob o comando da designer gráfica da RSB, Paula Melo.

Estiveram presentes no encontro: Editora Edebê Brasil, de Brasília, DF; Gráfica Dom Bosco, de Porto Alegre, RS; FM Dom Bosco, de Fortaleza, CE; FM Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, CE, Museu das Culturas Dom Bosco, de Campo Grande, MS; Museu da Obra Salesiana no Brasil, de São Paulo, SP; FM Camaragibe, de Matriz de Camaragibe, AL; Web Rádio Carmo, de Guaratinguetá, SP; Web Rádio Tempo de Paz e Associação Missionária Amanhecer-AMA, ambas do Recife, PE, Rádio Dom Bosco de Abreu e Lima, de Caetés, PE, e o Boletim Salesiano Brasil.

Algumas instituições não puderam participaram, mas foram lembradas na reunião. Foram elas: Museu do Índio, de Manaus, AM; FM Educativa UCDB, de Campo Grande, MS; Rádio INOVA, de Lorena, SP; Rádio Dom, de São Paulo, SP, e Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, de Guaratinguetá, SP.

Com informações do Boletim Salesiano