“Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”. Foi com esse provérbio africano que o Papa Francisco convocou uma aliança pela educação, dando início ao “Pacto Global Educativo”.  

No dia 31 de janeiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e outras instituições realizaram o lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco pelo Pacto Educativo Global”.

A mobilização gerou uma cartilha, que será distribuída nacionalmente para orientar toda a “aldeia educativa”, ou seja, família, escola e sociedade. A Edebê foi uma das apoiadoras na produção dos exemplares e prestigiou o evento.  

Durante a apresentação, Ir. Adair Sberga, vice-presidente da ANEC e diretora da RSB-Escolas, encorajou as instituições a se comprometerem nesse desafio: “Esse é um momento de grande esperança para a transformação da educação em nosso país.”.  

O Arcebispo João Justino de Medeiros, Presidente da CNBB, citou que “o momento é único. Trata-se de um projeto que ultrapassa nações, igrejas, religiões ou governos, pois centra-se no compromisso com a educação como bem comum e como direito universal”.