O Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foi lançado na Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2019 e tem como objetivo potencializar o livro e a leitura como ferramentas de reflexão e sensibilização das crianças de 6 aos 12 anos de idade. Para isso, foi feita uma seleção de títulos relacionados com cada um dos 17 ODS, em cada um dos seis idiomas oficiais das Nações Unidas – árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.

Mais de 1.100 títulos foram inscritos e entre as 175 obras brasileiras selecionadas está A cor do dinheiro da vovó, escrito por Cristino Wapichana e ilustrado por Aline Dallacqua, publicado pela Editora Edebê em 2019.

O livro A cor do dinheiro da vovó foi selecionado na categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis e aborda o tema do crescimento sustentável das cidades e da importância de garantir a sobrevivência de comunidades fora dos grandes centros urbanos.

A lista serve como uma referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade dos países da lusofonia. Todas as obras selecionadas podem ser conferidas na página da Câmara Brasileira do Livro – CLB. Clique aqui

Saiba mais
No âmbito da Semana dos Objetivos Globais 2019, organizações ligadas ao setor do livro, no Brasil e em Portugal, uniram-se no compromisso de fomentar o “Clube de Leitura ODS” em língua portuguesa, à semelhança do “SGD Book Club” implementado pelas Nações Unidas. É neste contexto que surge uma seleção de livros lusófonos, orientados para crianças dos 6 aos 12 anos e que incidem sobre os diferentes objetivos desta temática.

Acesse: https://bad.pt/agenda2030/clube-de-leitura-ods/

Com informações da BDA 2030.