A literatura, quando trabalhada de maneira efetiva, tende a provocar, desafiar e promover a formação humana e cidadã. Além de ser uma atividade prazerosa, de descobertas estéticas e abertura de portas para mundos novos! Durante toda a fase escolar, é preciso estimular os estudantes e mostrar que a leitura de um texto literário permite, além do exercício da leitura, o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, bem como a ampliação do senso crítico, fazendo o jovem perceber-se em algumas situações e aspectos da sua realidade.

A Coleção Ipê, da Edebê Brasil, traz títulos que buscam trabalhar temas permeados por valores, em narrativas diversificadas como romance, drama, suspense, policial, ficção, entre outros. A Coleção é destinada aos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem como objetivo essencial promover reflexões a respeito do que se lê e como se lê, melhorando o interesse pela literatura na escola.

Os títulos são acompanhados de planos de leitura em formato digital, recursos que podem ser explorados no ambiente escolar ou na construção de reflexões individualmente pelos leitores. Os planos de leitura ajudam, ainda, os leitores a traçarem seus itinerários, com propostas de retomadas, releituras, construção de relações…

A Coleção Ipê nasceu com títulos campeões do Prémio Edebé de Literatura Infantojuvenil, tradicional concurso literário da Edebé Espanha, já em sua 27a edição, e continua crescendo a cada ano. Em 2018, foram lançados títulos de premiados autores brasileiros: O sétimo casarão, um suspense envolvente da consagradíssima Helena Gomes; Faísca cabelo de fogo coração de ouro, da divertidíssima Jô Duarte; em tom mais dramático com pitadas de romance, As escolhas de Rafael, da premiadíssima Flávia Savary; e Quem canta seus males espanta!, da encantadora Angela Carneiro.

Aguardem que 2019 trará mais novidades e novos títulos para essa coleção tão especial.