Em 2020, chegará às escolas o novo lançamento da Edebê Brasil: a Coleção Nautas, voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

As crianças serão convidadas a ser “nautas” no processo de descoberta do mundo. E o projeto Nautas espera que essa descoberta seja lúdica, cheia de encantamento, e que estimule nossos jovens a buscar soluções criativas para cuidar de nossa casa comum.

A Coleção Nautas também aposta na aprendizagem maker e no STEAM como caminhos para desenvolver habilidades e competências essenciais para a efetiva formação de cidadãos que viverão os desafios do século XXI. Como preparação para a chegada dessa nova proposta educacional, a Edebê e a Rede Salesiana Brasil de Escolas iniciaram um projeto para apoiar o aprimoramento de professores para o uso de novas tecnologias e novas abordagens em sala de aula.

No dia 16 de fevereiro, ocorreram encontros de professores de Brasília e de Campinas com a equipe do FabLab de Brasília e os times da Edebê e da RSB-Escolas. A proposta é discutir as possibilidades da abordagem maker nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a inclusão de novas ferramentas na prática docente. E, claro, pavimentar o caminho teórico-metodológico para a chegada da Coleção Nautas.

Novos encontros ocorrerão em mais de 20 cidades no Brasil, até o início de junho de 2019.